20 habilidades e competências para atuar com HO

Quais destas habilidades e competências você possui?

Atuar no campo da Higiene Ocupacional requer muito empenho, dedicação e persistência, pouco comuns em tempos de cultura ‘fast’ e facilidades de aplicativos.

Ainda assim, para aquela minoria de estudiosos da ciência e arte da Antecipação, Reconhecimento, Avaliação e Controle, aqui estão algumas das habilidades e competências necessárias para melhor entender os cenários das substâncias químicas:

  1. CENÁRIOS: Sabe mapear os diferentes cenários e exposições em cada empresa, não apenas identificando a presença das substâncias mas, sobretudo, reconhecendo aquelas que, em função das condições, reúnem potencial de causar dano à saúde do trabalhador?
  2. ESTRATÉGIA: Sabe elaborar uma estratégia para a quantificação das substâncias, alinhada aos grupos similares de exposição e expostos de maior risco?
  3. TÉCNICA: Sabe selecionar e calibrar corretamente os equipamentos e amostradores, calcular a melhor relação entre as variáveis: vazão, volume, tempo e, assim, coletar uma amostra de ar conforme estabelecido pelo método analítico?
  4. NHO’s: Sabe realizar quantificações químicas de acordo com as Normas de Higiene Ocupacional, da Fundacentro, em atenção às jornadas de trabalho e tempos efetivos de exposição?
  5. ESTABILIDADE: Sabe preservar a amostra desde o local onde foi feita a amostragem até a chegada no laboratório?
  6. DOCUMENTAÇÃO: Sabe produzir a documentação de campo e laboratorial, bem como interpretar os resultados das avaliações?
  7. INSTITUIÇÕES: Conhece as instituições científicas governamentais, onde obter informações como legislações, mormas técnicas, limites de exposição, guias de amostragem e demais subsídios ao profissional de campo?
  8. FUNDAMENTAÇÕES: Conhece as fundamentações, conceituações e definições voltadas à área de Higiene Ocupacional?
  9. ÁREAS DE ESTUDOS: Conhece as áreas de estudo da Higiene Ocupacional: Teórica, Analítica, Campo e Controle?
  10. VIAS DE ACESSO: Conhece as vias de acesso e as rotas de saída do corpo humano? Sistemas, órgãos alvo e formas de contaminação?
  11. TOXICOLOGIA: Conhece os efeitos tóxicos de exposições químicas e quando ocorrem efeitos aditivos e/ou combinados?
  12. APR: Sabe elaborar uma APR – Análise Preliminar de Risco?
  13. CARACTERIZAÇÃO: Sabe realizar a Caracterização básica da empresa observando a interação PAPA: Pessoa, Agente, Processo e Ambiente – Método iPAPA?
  14. FRAÇÕES: Sabe distinguir os tamanhos das partículas, formas de avaliação e potencial de penetração nas vias aéreas?
  15. LIMITES DE EXPOSIÇÃO: Sabe calcular e aplicar de forma precisa os LEO’s – Limites de Exposição Ocupacional em relação as jornadas de trabalho?
  16. GSE: Sabe montar GSE’s – Grupos Similares de Exposição, definindo de forma assertiva a quantidade de avaliações para cada GSE?
  17. EMR: Sabe identificar os EMR’s – Expostos de Maior Risco, sabendo determinar a quantidade de avaliações para cada um deles?
  18. LABORATÓRIO: Realiza interface com o laboratório sabendo, sobretudo, identificar as acreditações junto ao INMETRO?
  19. CONTROLE: Realiza o Controle e acompanhamento de exposições aos riscos químicos, sabendo o que e quando reavaliar as exposições?
  20. TREINAMENTO: Sabe treinar equipes para trabalhos de chão de fábrica para realização de quantificações químicas?

Se você possui ao menos parte destes requisitos necessários para atuar no campo da Higiene Ocupacional, parabéns! Dê continuidade ao seu aprendizado e acumule novos conhecimentos desenvolvendo aqueles em que você entende que precisa melhorar. O treinamento PAPHO Químico poderá lhe ajudar.

Deixe seu comentário, melhore a lista de habilidades e competências e, claro, solicite um orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*